A trajetória do Instituto Invenção Brasileira é mesclada com a caminhada de um de seus proponentes, o mamulengueiro Chico Simões. Portanto, escrever sobre a história desta prática é também navegar pela trajetória desse mestre da cultura popular brasileira e brasiliense, assim como pela história cultural da capital federal Brasília e de Taguatinga, região administrativa de Brasília, sede do Instituto.
São mais de 30 anos de brincadeiras do grupo Mamulengo Presepada com Chico Simões como ponto de pontes com outr@s integrantes que também realizaram, pesquisaram e compartilharam saberes do teatro popular de bonecos. E são mais de 16 anos de Invenção Brasileira tendo como sede o Mercado Sul em Taguatinga – DF, espaço urbano de resistência cultural em Brasília.
O grupo Mamulengo Presepada nasceu da convivência com o mestre Carlinhos Babau, do grupo Carroça de Mamulengos, em viagens e pesquisas pelo nordeste brasileiro, mas foi em Olinda, na casa de Fernando Augusto do Mamulengo Só Riso que o seu batismo aconteceu. Ao longo desses anos o grupo vem mantendo a tradição, pesquisando manifestações da cultura popular brasileira e desenvolvendo novas técnicas dramáticas. Mamulengo, mágicas, ventriloquia, bumba meu boi e bonecos gigantes são artes que se complementam nos espetáculos do Presepada.
Tradição transmitida oralmente através do compartilhamento de saberes, o grupo tem como princípio formar nov@s artistas, educador@s e indivíduos autônomos construtores de sua história na diversidade de suas identidades. O Mamulengo Presepada, coordenador do Invenção Brasileira, junto com outros grupos atua neste espaço aberto para artistas, escolas e todas as pessoas interessadas em viver e reviver as artes da cultura popular.
Oficina Mané Gostoso, Oficina Teatro Invenção Brasileira, Ponto de Cultura Invenção Brasileira e Instituto Invenção Brasileira, denominações de um espaço de reunião de pessoas responsáveis por várias ações de compartilhamento de saberes, construção de autonomia política e desenvolvimento de trabalhos educativos e artísticos da cultura popular, do circo, da música e do teatro. Vários grupos de teatro de bonecos surgiram a partir de oficinas realizadas pelo Invenção Brasileira, assim como outras linguagens protagonizaram no compartilhamento de saberes, como as tecnologias digitais e o artesanato.